aA

             

  • Nós podemos mudar o mundo, já o fizemos para pior, existem jeitos de fazer melhor, veja como:

    Realizamos o evento mais importante, dos próximos 15 anos, para o Desenvolvimento Sustentável da Região Sudoeste da Grande São Paulo. Leia mais
  • UNISA - Processo Seletivo 1° Semestre de 2017. Aqui é o seu lugar.

    Participe do processo seletivo do primeiro semestre de 2017 Leia mais
  • 1
  • 2

Participe, até o dia 16 de agosto, da Consulta Virtual sobre Participação Cidadã

Consulta em parceria com o Itamaraty trata de instrumento regional sobre o acesso à informação, participação em processos decisórios e acesso à justiça em temas ambientais. Comentários da sociedade civil brasileira pode ser enviados até o dia 26 de agosto.


Em 2012, durante a Conferência Rio+20, dez países da América Latina e Caribe assinaram a “Declaração sobre Aplicação do Princípio 10 da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento”, na qual expressam interesse em um instrumento regional com a significativa participação de toda sociedade interessada.

Atualmente, 20 países da região manifestaram adesão aos termos da Declaração e se engajam em diálogo sobre o tema no âmbito da Comissão Econômica das Nações Unidas para a América Latina e o Caribe (CEPAL), que redundou na abertura de negociações governamentais para a adoção de um instrumento regional, cuja natureza e conteúdo ainda não são consensuais.
O Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (Centro RIO+) está organizando uma consulta online sobre o instrumento regional sobre o acesso à informação, participação em processos decisórios e acesso à justiça em temas ambientais.

O propósito desta consulta, uma inciativa do Ministério de Relações Exteriores (MRE) e do Centro RIO+, é receber comentários da sociedade civil brasileira, incluindo representantes da mídia, academia, ONGs nacionais e internacionais e setor privado, a respeito do documento preliminar elaborado pela CEPAL.

Gostaríamos de convidar todos os participantes a compartilhar suas opiniões e ideias sobre a proposta de implementar um instrumento regional na maneira sugerida. As respostas recebidas serão consolidadas e apresentadas no website do Centro RIO+. Além disso, esse material também servirá de insumo para os representantes brasileiros na próxima etapa das negociações regionais. Os países acordaram em concluir as negociações sobre o instrumento regional no mais tardar em dezembro de 2016.

A consulta começou no dia 8 de julho e estará aberta para comentários e uma discussão geral até o dia 26 de agosto. Para participar, por favor registre-se clicando aqui. Caso encontre dificuldades para acessar o site, entre em contato com a equipe do Centro RIO+: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Mais informações sobre o processo e a consulta estão disponíveis aqui.

 

+ Projetos

  • 1
  • Agentes de Desenvolvimento