aA

             

Plano Plurianual Participativo da Região SO da Grande SP

A dimensão estratégica de desenvolvimento inclusivo contida no PPA 2014-2017 da Região Sudoeste da Grande São Paulo, realizado pelo Conisud, com o apoio da Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos, permitirá à Região continuar avançando na redução da pobreza, na ampliação do emprego, na oferta e no acesso a bens e serviços públicos.

A estratégia de desenvolvimento do Governo Federal em consonância com o governo das 8 cidades. que compõem a Região. enfatiza a necessidade de convergência entre políticas sociais, econômicas e ambientais, com vistas à promoção da inclusão social e melhoria da distribuição de renda, de forma a efetivar a universalização e a institucionalização dos direitos estabelecidos pela Constituição Federal de 1988.

As metas do PPA 2014-2017 da Região estão diretamente relacionadas aos oito temas transversais do Plano Brasil Maior: Comércio Exterior, Investimentos, Inovação, Formação e Qualificação Profissional, Produção Sustentável, competitividade de Pequenos Negócios, Ações Especiais em Desenvolvimento Regional e Bem-Estar do consumidor.

O PPA 2014/2016 é o resultado de um elaborado trabalho em coletivo, que reuniu prefeitos e vice-prefeitos e as nove Câmaras Técnicas do Conisud, compostas por assessores, técnicos e servidores públicos das oito cidades integrantes do consórcio (Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Taboão da Serra, Cotia e Vargem Grande Paulista), além da contribuição popular dessas cidades.

Em suas páginas, registram-se, entre outros tópicos, o diagnóstico e a metolodogia aplicada na formação do PPA, a fala do presidente e dos prefeitos e os quatro grandes temas estudados, sob os quais se desenvolveram planos e ações para várias áreas. São eles: Políticas Sociais (áreas: saúde, educação, esporte, cultura, assistência social e segurança), Políticas de Infraestrutura (áreas: mobilidade urbana, habitação e saneamento básico) e Desenvolvimento Produtivo e Ambiental (áreas: meio ambiente e agricultura e turismo) e Território e Gestão.

A secretária de Planejamento e Investimentos Estratégicos do Ministério do Planejamento, Esther Bemerguy de Albuquerque, presente no lançamento, citou o diálogo na formação do plano e afirmou que já existem 28 consórcios em discussão para o PPA Federal, que abrangem mais de 10% da população brasileira ( cerca de 28 milhões de habitantes).

“Para o Governo Federal é muito difícil saber de todas as demandas se não houver essa tarefa do PPA Regional, para considerarmos as diversidades regionais e realidades distintas. Por isso, precisamos ouvir a todos.”, disse Esther.

A secretária defendeu o desenvolvimento com equidade social e com a mesma intensidade em todas as regiões. Ela ainda alertou para que a comunidade fique atenta na elaboração dos PPAs Estadual e Federal em 2015, que deverão estabelecer os projetos regionais prioritários.

Acesse aqui o PPA 2014-2017 na íntegra.

+ Projetos

  • 1