aA

             

ONU adota novas metas globais, mapeando o desenvolvimento sustentável para as pessoas e o planeta em 2030

25 de setembro de 2015 - A Assembleia Geral das Nações Unidas com 193-Membros aprovou formalmente a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, juntamente com um conjunto de negrito novas metas globais, que Secretário-Geral Ban Ki-moon saudou como uma visão universal, integrada e transformadora para um mundo melhor.

"A nova agenda é uma promessa por líderes de todas as pessoas em todos os lugares. É uma agenda para as pessoas, para acabar com a pobreza em todas as suas formas - uma agenda para o planeta, nossa casa comum ", declarou Ban Ki-moon como ele abriu a Summit Desenvolvimento Sustentável da ONU, que teve início hoje e termina domingo.

O endereço do chefe da ONU veio à frente da adopção formal da Assembleia do novo quadro, transformando nosso mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que é composta de 17 gols e 169 metas para acabar com a pobreza, lutar contra a desigualdade e combater as alterações climáticas ao longo do próximo 15 anos.

Os Objetivos visam desenvolver o trabalho das históricas Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), que em setembro de 2000, reuniram o mundo em torno de uma agenda comum de 15 anos para enfrentar a indignidade da pobreza.

A Cimeira abriu com um programa completo de eventos, incluindo uma exibição do filme A Terra do espaço, apresentações de Boa Vontade da ONU Embaixadores Shakira e Angelique Kidjo, bem como chamada à ação por advogado educação feminina e o mais jovem ganhador do Prêmio Nobel, Malala Yousafzai, juntamente com representantes da juventude como portadores da tocha para um futuro sustentável.
A cerimônia de adoção foi presidida pelo primeiro-ministro dinamarquês Lars Løkke Rasmussen e Presidente ugandês Yoweri Museveni Kaguta, que destacou os sucessos do MDGSs ea necessidade da plena implementação da nova Agenda.

Em declarações à imprensa, após a adopção da Agenda, Ban Ki-moon disse: "Essas metas são um modelo para um futuro melhor. Agora, temos de usar os objetivos de transformar o mundo. Faremos isso através de parcerias e através do compromisso. Devemos deixar ninguém para trás. "

Em seu discurso de abertura da Assembleia, que também marca 70º aniversário da Organização, o chefe da ONU elogiou o novo quadro como uma agenda de prosperidade, paz e parceria compartilhada. "Ela transmite a urgência da ação climática. Ela está enraizada na igualdade de gênero e respeito pelos direitos de todos. "

Ban Ki-moon exortou os líderes mundiais e outros reuniram no evento para implementar com sucesso as metas globais ou Agenda 30 através do lançamento de 'parceria global renovada. "

"A Agenda 2030 obriga-nos a olhar para além das fronteiras nacionais e interesses de curto prazo e agir em solidariedade para o longo prazo. Não podemos mais nos dar ao luxo de pensar e trabalhar em silos.

Instituições terão de tornar-se apto para um novo propósito grandioso. O sistema das Nações Unidas está fortemente empenhada em apoiar os Estados-Membros neste grande novo empreendimento ", disse Ban Ki-moon.

"Temos de envolver todos os intervenientes, como fizemos na formação da Agenda. Devemos incluir os parlamentos e os governos locais e trabalhar com cidades e áreas rurais. Temos de reunir empresas e empresários. Temos de envolver a sociedade civil na definição e implementação de políticas - e dar-lhe o espaço para nos responsabilizar. Devemos ouvir os cientistas e acadêmicos. Vamos precisar para abraçar uma revolução dados. O mais importante, devemos começar a trabalhar - agora ", acrescentou o secretário-geral.

"Setenta anos atrás, as Nações Unidas surgiu das cinzas da guerra. Governos concordaram sobre uma Carta visionário dedicada à 'Nós, os povos'. A Agenda você está adotando hoje avança os objetivos da Carta. Ele encarna as aspirações das pessoas em todos os lugares para vida de paz, segurança e dignidade em um planeta saudável ", disse Ban Ki-moon.

Presidente da Assembleia Geral Mogens Lykketoft chamado de Agenda 2030 sobre o Desenvolvimento Sustentável "ambicioso" para enfrentar as injustiças da pobreza, marginalização e discriminação.

"Reconhecemos a necessidade de reduzir as desigualdades e proteger a nossa casa comum pela mudança de padrões insustentáveis ​​de consumo e produção. E, identificamos a necessidade imperiosa de abordar a política da divisão, a corrupção e irresponsabilidade que o conflito de combustível e travam o desenvolvimento ", disse ele.

Aquando da adopção da nova agenda, o presidente do Conselho Económico e Social da ONU (ECOSOC) Oh Joon disse acção sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável deve começar imediatamente. "O Conselho Económico e Social está pronta para o arranque dos trabalhos sobre a nova agenda", acrescentou.

+ Projetos

  • 1