aA

             

Região Sudoeste da Grande São Paulo

Região Sudoeste da Grande São Paulo

Constituída pelos municípios de Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista a região sudoeste tem boa parte de sua área sob o regime da lei de proteção aos mananciais, o que condiciona seu crescimento às diretrizes estabelecidas por esta legislação.

Caracterização Geral

O processo de ocupação urbana desse conjunto de municípios foi associado à presença da Rodovia Régis Bittencourt, que faz a ligação de São Paulo com o Estado do Paraná. Apesar de a ocupação acontecer ao longo desse eixo viário, as áreas mais densamente ocupadas estão nos municípios de Taboão da Serra e região leste de Embu, em áreas limítrofes ao Município de São Paulo, caracterizando-se como uma expansão deste.

Seis dos oito municípios integrantes da região sudoeste apresentaram taxas anuais de crescimento populacional acima da média metropolitana (0,98%), no último período intercensitário, destacando-se Cotia (3,05%), Vargem Grande Paulista (2,78%), Taboão da Serra (2,15%), Itapecerica da Serra (1,75%), Embu (1,47%) e São Lourenço da Serra (1,35%). Juquitiba cresceu abaixo da média regional (0,83%) e Embu-Guaçu ficou igual à média da Região Metropolitana: 0,98%.

Contando 986.998 habitantes, segundo dados do Censo 2010, essa sub-região representa 5,0% da população metropolitana. Entre os 14 municípios da Grande São Paulo com população inferior a 100 mil habitantes, quatro estão aí localizados: São Lourenço da Serra, Juquitiba, Vargem Grande Paulista e Embu-Guaçu. Por outro lado, a soma dos municípios mais populosos atinge a cifra de 838 mil pessoas, 84,9% do total sub-regional e 4,3% do regional.

Com exceção de Taboão da Serra e Embu, que são municípios territorialmente pequenos e praticamente ocupados, os demais municípios caracterizam-se por apresentar um pequeno núcleo urbano e o restante de sua área com ocupação rarefeita por chácaras de lazer. Esses municípios foram, desde o início, ocupados para o uso residencial, com predomínio de segmentos populacionais de baixa e média rendas.

A presença de áreas industriais consolidadas é encontrada ao longo da Rodovia Régis Bittencourt, sem ser verificado o crescimento dessa atividade. Ao contrário, detectam-se várias plantas industriais em processo de desativação e/ou mudança de uso para comércio e serviços.

Produto Interno Bruto

A região Sudoeste, segundo dados do IBGE 2008, responde por 2,8% do PIB metropolitano, ou cerca de 16,5 bilhões de Reais.

Cotia, terceiro município mais populoso da sub-região, apresenta o maior PIB – 5,4 bilhões de Reais, seguido de Taboão da Serra com 3,9 bilhões e Itapecerica da Serra com 3,0 bilhões. Estes três municípios respondem por 74,5% do PIB sub-regional e 2,2% do regional.

Em contrapartida, São Lourenço da Serra possui o menor PIB da região com 127 milhões de Reais, e um PIB per capita de R$ 7.166,00, seguido de Juquitiba, com 199 milhões de Reais e um PIB per capita de R$ 6.829,00.

+ Projetos

  • 1