aA

             

Quem Somos

A Agência de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (AGENDIS) é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, que reúne empresas, órgãos públicos e entidades da sociedade civil do município.

Constituída no ano de 2002, a AGENDIS passou por processos de transição, adaptação e aceitação. Com uma proposta direcionada aos empresários, autoridades políticas e ONG´s. Hoje atua fortemente na Região Sudoeste da Grande São Paulo.

A nossa principal área de atuação

A Região Sudoeste da Grande São Paulo é uma das microrregiões do estado brasileiro de São Paulo pertencente a mesorregião Metropolitana de São Paulo. Sua população foi estimada em 2010 pelo IBGE em 986.638 habitantes, numa área total de 1.462,761 km² e está dividida em oito municípios: Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.

Seis dos oito municípios participantes tem mais de 50% de sua extensão territorial em área de mananciais.

O cerne das questões da região

Para proteger as fontes estratégicas de abastecimento de água das áreas urbanas de São Paulo, as instalações de indústrias nas áreas protegidas foram restringidas, mutilando economicamente a microrregião e expandindo a economia informal, que acabou deslocando os pobres para essas áreas, ameaçando o futuro da microrregião como produtora de água, prejudicando irremediavelmente o fornecimento de água potável e a economia local.

A atuação da AGENDIS

A AGENDIS contribui para a solução do conflito instaurado atuando através do Desenvolvimento de Arranjos Produtivos locais (APLs), em três frentes: proteção da produção de água, ocupação correta do solo, empoderamento do capital humano local. Sempre por meio da metodologia de “Empresas de (alto) Impacto Social”, Empresas IS.

O que são Empresas IS

São empresas de qualquer tipo e porte podem nascer ou se tornar IS, desde que preencha os requisitos estabelecidos pela metodologia promovida pela AGENDIS. As Empresas IS são formadas por empresários que trabalham de forma colaborativa, como sócios, sob um único sistema. Unindo know-how, conquistas, esforços e habilidades com um único objetivo: o sucesso de todos.

+ Projetos

  • 1