aA

             

Valores

Missão
Promover o desenvolvimento sustentável através da cooperação entre entidades públicas, privadas e sociedade civil.

Objetivo
Promover o desenvolvimento sustentável, através do desenvolvimento de Arranjos Produtivos, alinhados a vocação econômica, social e ambiental, local.

Valores para o Desenvolvimento Sustentável

Sustentar a dignidade humana: física, social e financeira. Física (meio ambiente, alimentação, saúde, moradia, educação). Social (trabalho, laser), financeira (acesso a tecnologia e ao mercado).
Sustentar todas as condições necessárias para o surgimento dos seres: estes só existem a partir da conjugação das energias, dos elementos físico-químicos e informacionais que, combinados entre, si dão origem a tudo.
Sustentar todos os seres: aqui se trata de superar radicalmente o antropocentrismo. Todos os seres constituem emergências do processo de evolução e gozam de valor intrínseco, independente do uso humano.
Sustentar especialmente a Terra viva: a Terra é mais que uma “coisa” (res extensa), sem inteligência ou um mero meio de produção. Ela não contém vida. Ela mesma é viva, se autorregula, se regenera e evolui. Se não garantirmos a sustentabilidade da Terra viva, chamada Gaia, tiramos a base para todas as demais formas de sustentabilidade.
Sustentar também a comunidade de vida: não existe, o meio ambiente, como algo secundário e periférico. Nós não existimos: nós coexistimos e somos todos interdependentes. Todos os seres vivos são portadores do mesmo alfabeto genético básico. Formam a rede de vida, incluindo os microrganismos. Esta rede cria os biomas e a biodiversidade e é necessária para a subsistência de nossa vida neste planeta.
Sustentar a vida humana: somos um elo singular da rede da vida, o ser mais complexo de nosso sistema solar e a ponta avançada do processo evolutivo por nós conhecido, pois somos portadores de consciência, de sensibilidade e de inteligência. Sentimos que somos chamados a cuidar e guardar a Mãe Terra, garantir a continuidade da civilização e vigiar também sobre nossa capacidade destrutiva.
Sustentar a continuidade do processo evolutivo: os seres são conservados e suportados pela Energia de Fundo ou a Fonte Originária de todo o Ser. O universo possui um fim em si mesmo, pelo simples fato de existir, de continuar se expandindo e se autocriando.
Sustentar o atendimento das necessidades humanas: fazemo-lo através do uso racional e cuidadoso dos bens e serviços que o cosmos e a Terra nos oferecem sem o que sucumbiríamos.
Sustentar a nossa geração e aquelas que seguirão à nossa: a Terra é suficiente para cada geração desde que esta estabeleça uma relação de sinergia e de cooperação com ela e distribua os bens e serviços com equidade. O uso desses bens deve se reger pela solidariedade geracional. As futuras gerações têm o direito de herdarem uma Terra e uma natureza preservadas.
O desenvolvimento sustentável: se mede pela capacidade de preservar a dignidade e a capacidade criativa humana, conservar o capital natural, permitir que o capital natural se refaça e ainda, através do gênio humano, possa ser enriquecido para as futuras gerações.

 

Inspirado no livro Sustentabilidade: o que é e o que não é, Editora Vozes, de Leonardo Boff

+ Projetos

  • 1