aA

             

Participe dos Arranjos Produtivos da Região SO Grande SP

O principal Projeto da Agência de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade - AGENDIS é o Programa de Fomento aos Arranjos Produtivos Locais (APLs), que visa consolidar os APLs como instrumentos de desenvolvimento econômico integrado e estratégia de política pública, em nossa região.


Os APLs são concentrações de empresas e/ou profissionais que atuam em atividades similares ou relacionadas, que, sob uma estrutura de governança comum, cooperam entre si e com outras entidades públicas e privadas.

Uma das vantagens do APL é facilitar o acesso de micro, pequenas e médias empresas a programas de gestão empresarial, mercado, processo, produtos e linhas de financiamento, visando o seu fortalecimento no mercado interno e acesso ao externo.

Outra vantagem é incentivar a troca de informações entre as próprias empresas, com as entidades de classe, governos e instituições de ensino e pesquisa. Essa interação entre as empresas aprimora suas vantagens competitivas, vislumbrando um cenário de estratégias de crescimento e desenvolvimento e não mais de concorrência predatória.

O Programa de APLs do Estado de São Paulo reconhece 24 APLs e 22 aglomerados produtivos distribuídos em mais de 120 municípios. A AGENDIS está em vias de homologar o APL da Construção Civil e o APL da Indústria de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis, elevando a 26.

Para aprimorar ainda mais a competitividade dos APLs no Estado, foi criada a Rede Paulista de Arranjos Produtivos Locais, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, com participação do Sebrae-SP, Fiesp e Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional.

A AGENDIS vem articulando as homologações do APL no Estado de São Paulo e no Governo Federal, através da Rede Paulista e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, respectivamente, e precisa da ajuda das cidades no levantamento dos agentes destas indústrias, domiciliados, em cada uma das 8 cidades*. Uma vez homologados os APLs estarão aptos a receber recursos de diversos órgãos de desenvolvimento, nacionais e internacionais, além dos principais atores da cadeia produtiva.

Ajude a AGENDIS a ajudar sua cidade! Consulte (no PDF abaixo) as divisões que, compõem a Cadeia Produtiva da Construção Civil, levante os agentes locais. Quanto mais completo, mais defensável será o APL junto aos órgãos competentes.

Contamos com a colaboração dos municípios para o Desenvolvimento sustentável de nossa Região. Mais informações podem ser obtidas com Di Magalhães, diretora de desenvolvimento econômico da AGENDIS, pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.   ou pelo celular  11 98806.7088.

Lista de divisões da cadeia produtiva da Construção Civil (arquivo Word)

 

 *Composição da Região Sudoeste da Grande São Paulo: Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.

 

+ Projetos

  • 1