aA

             

Cooperativismo entre empresas

A cooperação está cada vez mais presente nas discussões e debates de alternativas para acelerar o desenvolvimento econômico e social dos países, como parte de solução para diversos problemas de uma sociedade mais complexa.

Nesse contexto, a cooperação entre as empresas tem se destacado como um meio capaz de torna-las mais competitivas. Fortalecer o poder de compra, compartilhar recursos, combinar competências, dividir o ônus de realizar pesquisas tecnológicas, partilhar riscos e custos para explorar novas oportunidades, oferecer produtos com qualidade superior e diversificada são estratégias coopertaivas que têm sido utilizadas com mais frequência, anunciando novas possibilidades de atuação no mercado.

Várias dessas estratégias cooperativas ganham um caráter formal de organização e caracterizam-se como "Empreendimentos Coletivos". Existem muitas modalidades de formalização institucional desses empreendimentos. Destacam-se as Associações, as Cooperativas, as Centrais de Negócios, as Redes de empresas, os Consórcios de Empresas, os Arrnajos Produtivos Locais, entre outras.

Paralela as extratégias cooperativas existem várias modalidades de empreendimentos coletivos de suporte as organizações coletivas, como: as Cooperativas de Crédito, as Sociedade de Garantia de Crédito. as OSCIPs de fomento, as Agências de Desenvolvimento Locais, as Incubadoras, os centros tecnológicos, as Entidades Promotores da Culura Empreendedora, Coworkings especializados, entre outros.

A Agendis, assim como o Sebrae, acredita que pela cooperação pode-se criar um diferencial competitivo para os pequenos negócios, contriuindo para a perenidade e para o crescimento destes. Os desafios são muito grandes e as oportunidades também. É cada vez mais óbvia a conclusão de que as empresas que se mantiverem isoladas, agindo sozinhas, terão maiores dificuldades em enfrenta-los e em permanecerem competitivas. Isso é particularmente verdade para os pequenos negócios, que acessam com mais dificuldade os serviços financeiros e que apresentam carências nos campos gerenciais e tecnológicos.

A Agendis estabeleceu para si a missão de "Promover a competitividade e o desenvolvimento para fortalecer a economia local". E para cumpri-la, mantém-se atualizado sobre as tendências locais e mundiais que afetam os negócios e gera soluções que contribuam para o fortalecimento desses negócios na Região Sudoeste da Grande São Paulo.

Conheça a Série Empreendimentos Coletivos do Sebrae, e nos procure.

 

 

 

+ Projetos

  • 1